A osteonecrose do quadril é um quadro que vem sendo observado em pacientes com queixas de dor no glúteo e na coxa, após infecções de COVID-19, com quadros graves.
A doença é a falta de irrigação sanguínea, um infarto ósseo com morte de parte dele - e houve um aumento dos casos da doença - vista principalmente no quadril. Pode levar a dores fortes no quadril e na coxa, fazendo com que o paciente conviva com dor e comece a mancar, o que pode trazer consequências importantes na qualidade de vida.
Estudos divulgados apontam a relação da doença com as altas doses de corticoides empregadas contra a COVID-19, com o objetivo de aliviar inflamação e problemas pulmonares, mas que têm como efeito colateral a possível inibição de mecanismos de funções ósseas.
A medicação aumenta o risco de alterações nas células formadoras de ossos e até mesmo, a morte dela, causando danos na circulação e, consequentemente, a osteonecrose.
Entre os sintomas estão dor intensa e aguda, inchaço, dificuldade para apoiar o membro e para caminhar pequenas distâncias. Casos graves podem exigir cirurgia para tratamento.
Você pode agendar o seu horário via WhatsApp: (42) 99108-7430 ou https://bit.ly/WhatsAppLucasD
Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC
Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR
Dr. Lucas P. D'Amico Fam
CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557
Comments